quarta-feira, 13 de julho de 2011

Glossário...

Conhecendo palavras e termos utilizados na Administração


Ao iniciar um curso Técnico em Administração ou mesmo a gradração em Administração, um dos primeiros impactos que os alunos sentem, é com referência aos termos utilizados pelos professores da área.
Esses termos e palavras, muitas vezes são completamente novas para os alunos, sendo que os mesmos não sabem o seu significado, e muitas vezes por vergonha ou timidez, deixam de perguntar ao professor o que significam esses termos e palavras.
Por isso, selecionei alguns termos e algumas palavras utilizadas na nossa área para apresentar a vocês. 
Quero com esse espaço, incentivar os alunos a procurar por mais palavras e termos e realizar uma busca dos segnificado dessas palavras e desses termos, através dos nossos dicionário da Língua Portuguesa, e também dos dicionários aplicados a administração.

ABSORÇÃO
Aquisição de uma pequena empresa por uma de maior porte. A empresa adquirida pode perder sua identidade jurídica.

AMOSTRAGEM ACEITÁVEL
Em controle estatístico de qualidade é a extração de amostra de uma determinada quantidade de bens ou materiais que serão inspecionados para que se determine se a quantidade toda será aceita ou rejeitada

FLEXIBILIDADE DE AÇÃO
Comportamento  de uma pessoa facilmente adaptável. Característica do comportamento de uma pessoa capaz de mudar rapidamente uma direção ou linha de pensamento. O mesmo que (behavior flexibility).

GRÁFICO DE ATIVIDADES
Em administração de empresas, diagrama que demonstra a subdivisão de um processo ou de uma série de operações, cuja marcação é feita em uma escala de tempo.

HABILIDADE
Crença das pessoas em suas próprias habilidades para desempenhar os trabalhos a elas designados.

MONOPÓLIO ABSOLUTO
Controle absoluto da produção de um serviço para o qual não existem outros em oferta. Um exemplo é o fornecimento de água, que pode ser chamado de monopólio natural, como alguns outros serviços de utilidade pública.

SISTEMA DE ATIVIDADE
Complexo das atividades necessárias para completar o processo de transformar um insumo em produto.

_______________________________________________________________________________
* Texto elaborado pela professora: Jociane Jubanski


Nenhum comentário:

Postar um comentário