quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ginástica Laboral


A ginástica laboral vem sendo amplamente adotada nas organizaçãoes em todo o mundo. É considerada de grande importância para todos os funcionários de uma empresa, pois além de trazer diversos benefícios, que vão desde a melhoria da qualidade de vida pessoal e profissional, ganho na produção da empresa, economia para a empresa em serviços médicos, e até diminuição de afastamentos em razão de lesões.
A ginástica laboral é um conjunto de exercícios realizados no ambiente de trabalho. Esses exercícios sempre são realizados pelos trabalhadores sob supervisão de um profissional especializado na área, que normalmente são profissionais de educação física registrados no CREF (Conselho Regional de Educação Física). Os exercícios são de alongamento, aquecimento e até mesmo atividades lúdicas.
Os exercícios da ginástica laboral, ajudam a combater principalmente os problemas crônicos causados aos trabalhadores pela ampla utilização da tecnologia, onde, essa utilização contínua e duradoura, proporciona lesões que ocorrem principalmente em articulações, nos pulsos, nas mãos e ombros, e são consequencias da falta de movimento ou pela repetição dos movimentos. Esses problemas afetam tanto o funcionário quanto a empresa, pois o funcionários fica com a saúde vulnerável e acaba prejudicando suas atividades fincionais, o que acasiona perdas para a organização, principalmente no que tange ao rendimento do funcionário.
No site http://www.equilibriototal.com.br/ , é possível verificar através de uma pesquisa que foi realizada no ano de 2010, em uma empresa que exerce atividades financeiras, os seguintes resultados:

- 85% dos funcionários disseram se sentir mais dispostos após a ginástica laboral;
- 75% dos funcionários disseram melhorar a interação da equipe de trabalho; e
- 89% disseram melhorar as dores nas costas, cabeça e nos ombros.

Mais informações sobre o assunto podem ser encontradas nos sites:


* Pesquisa realizada pelos alunos: Felipe Finta, Andriele Pereira, Taís Regina de Camargo, Luziele Caroline dos Santos e Emanuele Rosa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário